Conheça o estilo Rústico para sua Cozinha se Inspirando nas Casas de Fazenda

Muitas das residências ainda são construídas em formatos tradicionais, remetendo as gostosas casas de fazendas habitadas antigamente ou até mesmo por nossos antepassados.

E como é bom relembrar nossas raízes, não é mesmo? Mas você pode reproduzir esse conceito de decoração na sua cozinha, por exemplo.

As casas de fazenda e sua arquitetura

O clima bom das fazendas acaba nos contagiando de forma muito positiva, e desta forma a intenção de querer levar um pouco desse sentimento para nossas casas, não é à toa. É possível trazer o campo para dentro das nossas residências, criando uma decoração rústica.

Para começar a desenvolver esse trabalho basta compreender quais as características principais das moradias de fazenda e adaptá-las ao seu ambiente.

Detenha-se aos detalhes marcantes como cores e texturas que são utilizadas nesse tipo de arquitetura. A maneira de utilização de recursos naturais em alguns cenários, também é válida.

É de extrema importância destacar que a utilização da madeira natural neste tipo de projeto é essencial. A madeira ganha domínio nos espaços da casa e grande destaque, mas sem pesar no ambiente.

Outro elemento que participa nas arquiteturas de casas de fazendas são adornos de barro. Ele se faz presente em inúmeras peças, seja de construção ou decoração. As duas formas podem ser exploradas na decoração da sua cozinha.

Algo que também é muito esperado e remete a vida no campo é o conceito de “vida mais livre”. Desta forma, procure criar aberturas de janelas e portas para o pátio da sua casa ou então estudar uma forma de destacar a iluminação natural.

O conceito de “vida mais livre” que acabo de mencionar fica evidente também em sua decoração nos pequenos detalhes, deste peças compradas por produtores rurais até às lembranças antigas de família.

Todas essas sugestões tornam seu cenário alegre e impossível de não se encantar.

Como desenvolver uma decoração contemporânea com estilo rústico?

O contraste de elementos rústicos e tecnológicos, peculiares da arquitetura urbana, pode tornar as coisas mais interessantes.

A decoração contemporânea trouxe a possibilidade da criação de algo mais ao nosso gosto, sem perder a comodidade que os novos conceitos oferecem. Seja no interior, na capital ou até mesmo no litoral, é possível ter uma moradia com decoração rústica.

A simplicidade do ambiente rústico pode ser criado de muitas maneiras, como por exemplo o acabamento mais imperfeito. Seguindo esse conceito, outra sugestão que pode ser feita é você “vestir” as paredes, piso ou teto com materiais como pedras, madeira ou tijolinhos.

Os móveis ou outros detalhes da decoração de interior também podem ser de madeira natural, assim como os vasos podem ser de barro como já citamos anteriormente. Cuide para não sobrecarregar o ambiente, invista em folhagens, peças em pedras claras e rendas cruas. Tecidos com padrões coloridos também podem deixar os cantos de seu ambiente mais alegres.

Decoração rústica para cozinha e seus segredos

As cozinhas de casa de fazendas lembram bem o conceito de amizade, fartura e amor. Esse desejo e sentimento também está presente nas famílias e no coração de quem já vivenciou tudo isso de perto e hoje está longe.

Exatamente por esse motivo não torna nada complicado preparar sua cozinha para reunir o máximo de pessoas e poder desfrutar de lembranças e compartilhar a amizade.

Para dar início a sua cozinha rústica comece por colocar ao centro uma grande mesa para servir as refeições. Na linha ao redor o fogão será o elemento mais importante, em destaque e de grande proporções, marcado por uma coifa.

Se no ambiente desejado você tiver espaço suficiente, além de um fogão a gás ou elétrico, você também pode colocar um a lenha. E não deixe de expor suas panelas, principalmente de pedra e de cobre.

Optar por uma geladeira estilo retrô para compor sua decoração seria o ideal, assim como uma pia que possa substituir o inox por uma peça em louça ou pedra esculpida.

Crie toques de cores nas peças, como por exemplo a cristaleira, para tornar o ambiente mais moderno.

Siga essas ideias e sua cozinha além de remeter às lembranças de uma casa de campo também vai ficar linda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PORTAL

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Siga nossas redes sociais

Inscreva-se em nossa

NEWSLETTER