O mercado imobiliário em 2021

Um novo ano se inicia e com ele as projeções para encarar essa nova realidade. A tendência do mercado imobiliário neste ano é de retomar o seu crescimento, já que com a chegada inesperada da pandemia acabou acarretando muitas incertezas para a venda de imóveis no Brasil.

Foram inúmeros os ramos da sociedade que sofreram os impactos do novo vírus, e com o setor imobiliário não foi diferente.

Qual a previsão e o que devemos esperar para o mercado imobiliário em 2021?

As previsões para 2020 indicavam um crescimento considerável nas vendas do mercado imobiliário. No entanto, mal sabíamos que chegaria uma pandemia e tomaria conta do mundo causando grande mudança na vida de muitas pessoas. E exatamente por esse motivo acabaria adiando essa previsão de crescimento. 

Um novo ano chegou e com ele, esperasse ver o crescimento de venda de imóveis, como apontam os especialistas. Segundo eles, o mercado imobiliário deve ter início a uma crescente nas vendas e se manter assim por um bom tempo, chegando quem sabe ao mesmo nível que atingiu em 2010.

Em que as taxas de juros baixas foram um dos fatores que incentivaram as pessoas a comprar seu imóvel tendo ainda a facilidade de pagar parcelado.

As pesquisas que foram realizadas no ano que passou revelaram que cerca de 60% dos brasileiros adiaram suas compras devido à crise que se instalou. A vida de todos nós tornou-se incerta, e muitos tiveram receio de perder seus empregos, sendo assim, a maior parte dos brasileiros optou em não realizar compras de grandes impactos no ano de 2020.

O que acabou sendo positivo para o cenário do mercado imobiliário em 2021, já que muitas pessoas optaram por economizar e agora terão a oportunidade de investir em imóveis, aproveitando as baixas taxas de juros para realizar o sonho de ter a casa própria.

O mercado imobiliário deve terminar o ano com saldo positivo

O setor imobiliário deve fechar 2021 com as vendas em alta, devido a queda da Taxa Selic que atingiu o seu menor patamar da história (2% ao ano), da mesma forma como os juros cobrados nos financiamentos sem deixar de mencionar o lançamento do novo programa do governo federal, a Casa Verde e Amarela.

Todos esses benefícios fazem com que as compras sejam estimuladas pelas baixas taxas de juros e o novo programa do governo que entra para substituir o Minha Casa Minha Vida. Esse novo formato, possui foco em três parâmetros: financiamento imobiliário, regularização fundiária e qualidade habitacional, viabilizando também a reforma e ampliação de casas.

Por último e não menos importante, outro fator positivo que deve estimular ainda mais as vendas de imóveis, foi que durante a pandemia muitas pessoas se viram obrigadas a passar mais tempo em suas casas, até mesmo praticando home office. Desta forma valorizando ainda mais o conforto que seus lares são capazes de oferecer. Por esse motivo aquelas que possuem um imóvel que não gera tanto conforto quanto desejado também devem buscar mais qualidade e opções de lazer. Caso necessário, elas se vejam novamente nessa situação.

Financiamentos deverão contribuir para a alta nas vendas em 2021

Com a redução das taxas de juros para os financiamentos imobiliários feitos pelos bancos, nunca foi tão oportuno adquirir um imóvel. O crédito disponível para essa finalidade tornou-se extremamente atrativo nos últimos anos . Um exemplo disso foi a Caixa que reduziu o seu piso de financiamento imobiliário para 6,25% ao ano.

Alguns bancos privados seguiram pelo mesmo caminho, como por exemplo o Itaú e o Bradesco que reduziram suas taxas para 6,90% ao ano, já o Santander chegou a 6,99%. Tudo isso contribuiu para que o setor imobiliário desse um upgrade ainda em Outubro de 2020 e esse crescimento não deve parar tão cedo.

O que é a Taxa Selic?

A Taxa Selic representa os juros básicos da economia brasileira, o que acontece com ela reflete em todos os juros praticados no país. Essa taxa faz referência tanto para ceder empréstimos como para financiamentos.

O termo Selic significa: Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é um sistema administrado pelo Banco Central onde são transacionados títulos públicos federais. Assim, a taxa média registrada nas operações feitas nesse sistema será o valor correspondente ao que denominamos de Taxa Selic.

Quais são as principais tecnologias utilizadas no setor imobiliário?

As ferramentas digitais têm apoiado e muito o mercado imobiliário e ganham ainda mais espaço em 2021.

  • CRM: as ferramentas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) contribuíram ainda mais no momento de isolamento social. A mesma permite que o profissional tenha maior controle sobre o seu relacionamento com o cliente, cresça a produtividade de vendas, desenvolva uma visão ampla e geral do negócio, analisando pontos fortes e fracos, além de auxiliar no fortalecimento de sua marca no mercado. Nesse novo cenário o CRM tem como objetivo se tornar um grande aliado para aumentar as vendas e consolidar os processos comerciais das equipes.
  • Visitação virtual 360°: essa técnica permite que, de maneira virtual, a pessoa visite o imóvel e tenha uma visão completa, se aproximando ainda mais da visitação presencial. Essa ferramenta tem como objetivo otimizar o tempo do corretor e do cliente, que pode conhecer o imóvel em qualquer horário do dia.
  • Vendas online: com a falta dos estandes físicos, as pessoas puderam participar de feiras e lançamentos de maneira totalmente online. Os lançamentos virtuais devem continuar em 2021, conquistando tanto os clientes que preferem ter contato pessoal no momento de realizar a compra quanto aqueles que não podem comparecer presencialmente.
  • Marketing digital e SEO para imobiliárias: essas ferramentas automatizam o trabalho e as funções desse setor. Diante do atual cenário que estamos vivendo, as práticas de busca e a conquista por cliente online tiveram ainda mais projeção.

As mudanças trazidas em 2020 ensinaram a todos nós que é essencial estar preparado para situações repentinas, além disso, a tecnologia se renova todos os dias e surgem outras mais atualizadas. Para se tornar um bom profissional do ramo imobiliário, é preciso estar atento a todas essas transformações e saber como utilizá-las em seu benefício.

Um novo 2021 está chegando pra te mostrar novas oportunidades e possibilidades, e você está preparado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PORTAL

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Siga nossas redes sociais

Inscreva-se em nossa

NEWSLETTER