Pagar aluguel ainda vale a pena?

Alugar um imóvel ou comprar um, qual a melhor opção?

Pensando em te ajudar, a Casa On desenvolveu esse artigo que vai te auxiliar a entender melhor quando vale a pena continuar pagando aluguel.

Vamos lá?

Tudo pode variar dependendo da sua situação financeira e do momento de vida que você se encontra. Apenas em duas situações o aluguel ainda vale a pena: quando você tem dinheiro para comprar o imóvel e paga até 0,5% do valor dele no aluguel ou quando a estrutura da sua família ainda não estiver definida – lembrando que o valor do condomínio não entra nesse cálculo, por se tratar de uma despesa fixa.

Entenda quando pagar aluguel é uma boa opção e quando não vale a pena gastar com ele:

  • Você aplica seu dinheiro e consegue pagar o aluguel com o rendimento: O aluguel compensa quando não ultrapassa o valor de 0,5% do valor total do bem que você tem o interesse de comprar e tem dinheiro para conseguir fazer isso. Por exemplo: se a casa dos seus sonhos custa R$ 200.000 e você tem esse dinheiro para comprar, continue pagando o aluguel se ele não ultrapassar o valor de R$ 1.000 ao mês. Assim, você consegue colocar seu dinheiro em alguma aplicação que renda juros maiores que 0,5% mensais, e tem a possibilidade de quitar seu aluguel usando apenas os rendimentos.

Se a aplicação que você escolher tiver um rendimento maior que 0,5% então, você ainda vai ter um dinheiro extra para economizar e comprar um imóvel ainda melhor no futuro.

  • Sua vida ainda não está definida: Se você tem o sonho de casar e ter filhos, comprar um imóvel nesse momento pode não ser uma boa ideia, dependendo do tamanho da sua escolha ele pode se tornar pequeno. Ou se a ideia de mudar de emprego ou cidade ainda for uma alternativa para você, também não é o ideal. Nesses casos vale a pena continuar pagando aluguel.

O melhor seria atingir uma fase da vida mais estável, em que mudanças sejam menos constantes. Guardar dinheiro e só adquirir a casa ou apartamento certo no devido momento, podendo evitar assim, uma dívida de 35 anos ou até o fim do financiamento.

A opção entre comprar ou alugar um imóvel envolve comprometimento – ainda mais se considerarmos a possibilidade de financiamento.

A decisão de morar de aluguel é sempre mais fácil de ser tomada, mesmo que envolva algum tipo de burocracia. Porém, ele não é estável, já que o locatário pode solicitar a propriedade a qualquer momento. Mas, a principal desvantagem do aluguel é não ser uma compra a longo prazo. No aluguel você estará gastando um valor mensal que nunca será recuperado e nem convertido em um bem, diferente da compra (com financiamento ou não) em que você estará pagando por algo que será seu.

Já a escolha de comprar é um processo que além de burocrático, é preciso sempre pesquisar e encontrar os melhores caminhos para dar andamento nesse sonho. E é um sonho maravilhoso!

A aquisição de um lar tem diversas vantagens, começando pelo investimento seguro, uma vez que deixando de pagar o aluguel, você poderá investir em algo seu. Além disso, uma casa possui ótimas opções de valorização e boa liquidez no mercado.

Todo imóvel representa um patrimônio real e palpável. E esse investimento acaba se tornando uma mão de duas vias, já que com o passar do tempo, você conseguirá recuperar facilmente o valor investido se precisar vender o imóvel. Caso não seja necessário, você estará vivendo com tranquilidade e sossego na sua própria moradia, podendo fazer qualquer reforma sempre que quiser ou achar necessário.

Se um dos seus objetivos é ter uma casa própria, mas acredita que seja um desejo distante, você ainda pode contar com outras formas de aquisição. Atualmente, existem algumas alternativas que facilitam o pagamento e te ajudam a realizar esse sonho:

· Crédito imobiliário;
· Consórcio imobiliário;
· Saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

É fato conhecido que a conquista de uma casa é um projeto que exige planejamento e organização, porém, o alto investimento trará benefícios ao dono do imóvel, seja algo tangível como a valorização da propriedade ou mais afetivo como a segurança, conforto e acolhimento que ela proporciona. O aluguel também pode ser uma boa opção, principalmente quando atrelado a questões temporárias ou restrições financeiras.

E você, já está pronto para conquistar o seu sonho da casa própria?

A Imobiliária Casa On está de portas abertas para te receber e auxiliar da melhor forma possível a conquistar esse sonho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PORTAL

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Siga nossas redes sociais

Inscreva-se em nossa

NEWSLETTER